É #FAKE que Donald Trump morreu; presidente é visto a caminho de campo de golfe
- Folha de Jaraguá
- há 4 horas
- 2 min de leitura
31/08/2025 (11hs08m) - Publicações que circularam desde a madrugada deste sábado (30) afirmavam, sem qualquer comprovação, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria morrido. O boato ganhou força em redes sociais devido à ausência de compromissos oficiais em sua agenda neste fim de semana, ao fato de ele não ter feito declarações públicas desde a última terça-feira e à circulação de uma foto mostrando um hematoma em sua mão.
A especulação aumentou quando usuários apontaram que a bandeira norte-americana estava hasteada a meio-mastro na Casa Branca. “Atenção! A bandeira da Casa Branca foi colocada a meio-mastro — algo que só acontece quando um presidente morre ou quando o país está em luto oficial”, escreveu um internauta no X (antigo Twitter).
No entanto, a informação é falsa. Uma foto registrada pelo repórter Andrew Caballero-Reynolds, da Agência France-Presse (AFP), na manhã deste sábado (30), mostra Donald Trump acompanhado da neta Kai Trump deixando a Casa Branca em uma comitiva presidencial, com destino ao campo de golfe Trump National, em Sterling, Virgínia.
A correspondente da TV Globo em Washington, Raquel Krahenbühl, confirmou que a ausência de compromissos oficiais no fim de semana já estava prevista e que jornalistas se preparavam para acompanhar o deslocamento do presidente até o clube de golfe.
Além disso, a conta “Inside Paper” publicou no X, às 10h38 deste sábado, imagens da chegada de Trump ao campo de golfe. O republicano aparece cumprimentando pessoas em frente ao local, vestido com camisa branca e o tradicional boné vermelho com o slogan “Make America Great Again”.
A bandeira a meio-mastro, por sua vez, não tem relação com a falsa notícia de morte. A medida foi determinada pelo próprio Trump, em homenagem às vítimas do tiroteio ocorrido em uma escola católica em Minneapolis.
