top of page

Vereadores apresentam pedido de instalação de CPI da Covid-19 em São Francisco de Goiás

12/04/2021 (11hs31m) - Os vereadores André Rodrigues da Conceição (PODEMOS), Edilson das Chagas (PTB) e Enio Barbosa de Aguiar (DEM) protocolaram nesta segunda-feira, 12/04/2021, requerimento para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com objetivo de apurar possíveis irregularidades e fraudes na aplicação dos recursos da Saúde em São Francisco de Goiás nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, incluindo, especialmente, nesse período, os repasses financeiros recebidos pelo Município para o combate da pandemia da Covid-19 e seus efeitos.


O pedido de instauração da CPI da Saúde se baseia, inicialmente, na apuração dos valores transferidos pela União ao Município de São Francisco de Goiás, a título de auxílio financeiro e repasses adicionais do Ministério da Saúde, que superam a casa de 2 milhões de reais no ano de 2020.


“Atendendo aos anseios do povo franciscano, o intuito da CPI da Saúde é buscar esclarecimentos: onde foi parar esses 2 milhões de reais da Covid-19 no ano de 2020? Vamos abrir a Caixa Preta da Saúde em São Francisco. O povo quer saber”, disse o vereador André (PODEMOS).


Inicialmente, a CPI iria investigar somente os gastos relacionados a Covid-19, mas com vários pedidos da população e alguns indícios de irregularidades ela se estenderá na apuração da aplicação dos recursos da Saúde nos anos de 2017 até o final de 2020.


A CPI vai investigar também possíveis irregularidades na contratação de profissionais da saúde, compra de medicamentos, existência de funcionários fantasmas, “rachadinhas”, contratos, falta de médicos no Município, entre outras.


“A nossa população é carente e está cansada do descaso na Saúde. O povo está cheio de dúvidas e nós como vereadores temos o dever de apurar e fiscalizar quando for necessário. Por isso resolvemos pedir a abertura da CPI da Saúde para apurar irregularidade nos quatro últimos anos”, disse o vereador Edilson (PTB).


Além disso, os vereadores destacaram que o Município conta somente com uma Unidade de Saúde no Centro da Cidade, pois o posto de Saúde do bairro Oitavo Centenário foi entregue para o novo prefeito totalmente destruído e depredado.


“É inaceitável o que fizeram com o posto de Saúde do Oitavo Centenário. Um posto de saúde que poderia estar atendendo a comunidade foi entregue totalmente destruído. Queremos saber quem fez isso? Por que fizeram isso?” Disse o vereador Enio (DEM).


A CPI pretende convidar os antigos secretários da pasta de saúde para prestarem esclarecimentos à população, solicitar informações à autoridades, ouvir testemunhas, analisar documentos, entre outras diligências.


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page