top of page

Vereador denuncia crime ambiental em Jaraguá e diz que Secretário Municipal é omisso

09/03/2022 (10hs10m) - O vereador Marcos Piaba (MDB) denunciou na tribuna da Câmara Municipal de Jaraguá um grave problema ambiental que está ocorrendo no município. Segundo ele, o esgoto que salta das fossas da Unidade Prisional está contaminando as nascentes do Rio da Prata, que deságua no Rio Pari, afluente que a Saneago usa para abastecer a cidade de Jaraguá.


A Unidade Prisional, inaugurada em junho de 2019, está no limite do Parque Estadual Ecológico da Serra de Jaraguá. O asfalto feito pela empresa Pavi Santos que dá acesso ao presídio já virou farinha, (acabou) e agora o agravamento do problema ambiental, devido à falta de manutenção das fossas, que atende mais de 100 presos. Para o vereador Marcos Piaba a responsabilidade pela fiscalização é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a qual chamou de omissa.


Marcos Piaba, disse que a resposta para o problema virou um jogo de empurra. “Estive na Secretaria de Meio Ambiente, pediram para falar com a Secretária de Governo, Patrícia Machado, que ficou de falar com o Diretor do Presídio. Nenhuma resposta foi dada. Falei com o Secretário de Meio Ambiente, Wesley Martins, que ignorou minhas cobranças. Por isso estou expondo publicamente este problema. Não descarto pedir ao Ministério Público que possa acionar a Prefeitura, porque acho que só assim alguma coisa poderá ser feita” disse.


O vereador relata que é eminente a contaminação do Lençol Freático, que é a camada superior das águas subterrâneas, que se encontra, geralmente, em pequena profundidade e é abastecido pelas águas das chuvas, de onde se extrai boa parte da água para consumo da população. O Secretário Wesley Martins e a Prefeitura ainda não se pronunciaram.




Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page