top of page

O.S IBGH que administrava Hospital de Jaraguá é alvo de busca e apreensão por desvios

16/09/2021 (08hs02m) - A OS Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) que administrou o Hospital de Jaraguá é alvo de operação contra desvio de recursos da Saúde durante a pandemia em Goiás e São Paulo (SP). Crimes, que teriam resultado no prejuízo de R$ 6 milhões aos cofres públicos, teriam ocorrido em 2020, durante o auge da disseminação da Covid-19. São 21 mandados de busca e apreensão desses 18 dos alvos, vinculados ao IBGH em Goiás.


De acordo com a Polícia Civil, as irregularidades teriam ocorrido em contratos de gestão relativos à administração do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), em Pirenópolis (HEELJ), em Jaraguá (HEJA) e em Santa Helena de Goiás (Hurso). Centros médicos voltados a tratamento de pacientes de Covid-19 do Amapá também estão na lista.


Envolvidos podem responder judicialmente por organização criminosa, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro. Os hospitais de Goiás administrados pelo IBGH tiveram os contratos revogados. O IBGH ainda não se manifestou sobre a operação.


ESQUEMA - De acordo com a polícia, o dinheiro supostamente desviado era destinado à compra de materiais e insumos hospitalares destinados ao combate da pandemia. Porém, a investigação mostra que suspeitos podem ter realizado manobras em contratos, com uso de laranjas e empresas de fachada, para que parte do dinheiro empenhado nas despesas retornasse para pessoas ligadas aos gestores da OS, em esquema de lavagem de dinheiro.


Investigações ainda revelam indícios de emissão de notas fiscais falsas pelas empresas de fachada que teriam sido contratadas em regime de urgência. Documentos teriam a incumbência de justificar o recebimento de recursos públicos e explicar o motivo de materiais contratados não terem sido entregues ou entregues em quantidades e qualidades reduzidas.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page