TCU aponta gastos de Lula em cartões corporativos já superam todo o mandato de Bolsonaro
- Folha de Jaraguá

- 31 de ago.
- 1 min de leitura
26/08/2025 (07hs58m) - O Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já acumula R$ 55,5 milhões em despesas com cartões corporativos entre janeiro de 2023 e abril de 2025. O valor é o dobro do registrado durante todo o mandato de Jair Bolsonaro (PL), que somou R$ 27,6 milhões.
Grande parte dessas despesas ainda não possui detalhamento público. Entre os registros analisados, há gastos em restaurantes, lanchonetes e hospedagens, incluindo pagamentos realizados em um hotel no Guarujá (SP), onde Lula costuma passar temporadas de descanso.
A falta de transparência tem gerado críticas de especialistas em contas públicas e parlamentares da oposição, que cobram explicações sobre a natureza dos gastos e a divulgação detalhada das despesas.
Para técnicos do TCU, a ausência de informações claras dificulta a fiscalização do uso dos recursos. O órgão deve avaliar a abertura de processos de apuração mais ampla, a fim de garantir transparência e conformidade com as regras de administração pública.

















Comentários