top of page

Serpes; Caiado vai a 53,9%, Mendanha oscila para 19,2% e Vitor Hugo sobe para 4,7%

09/09/2022 (22hs19m) - O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) voltou a crescer e abre 34,7 pontos de vantagem sobre o segundo colocado na disputa ao governo de Goiás, em nova rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada dos dias 4 a 6 de setembro. O candidato à reeleição aparece com 53,9% das intenções de voto contra 19,2% do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota).


Este terceiro levantamento, que mede o impacto de 20 dias de campanha e as propagandas no rádio e na televisão, reforça a possibilidade de vitória de Caiado no primeiro turno.


Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 21 de agosto, Caiado ganhou 6,2 pontos na pesquisa estimulada - em que os nomes dos candidatos são apresentados em cartela ao eleitor -, enquanto Mendanha oscilou para baixo meio ponto porcentual. O resultado indica quase 65% dos votos válidos para o governador. São necessários 50% mais um para encerrar a eleição no dia 2 de outubro.


O deputado federal Major Vitor Hugo (PL) oscilou positivamente 1 ponto e alcança 4,7% das intenções de voto. O professor Wolmir Amado (PT) também variou para cima e aparece com 2,2%. Ele é seguido pela socióloga Cintia Dias (PSOL), com 1,4% e a professora Helga Martins (PCB), com 0,9%. O empresário Edigar Diniz (Novo) tem 0,5% e o professor Pantaleão (Unidade Popular), 0,4%.


O historiador Vinicius Paixão (PCO) não pontuou. Esta semana, ele teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, mas o nome havia sido incluído na pesquisa antes da decisão.


Os dados apontam redução de 6 pontos porcentuais dos eleitores indecisos: agora são 12,2%. O índice de entrevistados que vão anular o voto ou não comparecerão às urnas é de 4,5%.


A pesquisa ouviu 801 eleitores. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.


Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, Caiado subiu mais de 15 pontos e alcança 39,1% das intenções de voto. As citações a Mendanha tiveram oscilação negativa de meio ponto e agora ele aparece com 10,9%.


Vitor Hugo variou positivamente 2 pontos e tem 3,6%. Wolmir Amado aparece com 1,7% e todos os demais têm menos de meio ponto porcentual.


O levantamento indica que o porcentual de indecisos caiu bastante na comparação com a pesquisa de agosto, mas segue alta: 41,1%. Na rodada anterior, eram 57,9% dos eleitores.


Os votos nulos ou abstenção somam 2,6%, enquanto eram 4% no levantamento de agosto.


Estratificada

Em resultados por grupos na pesquisa estimulada, Caiado alcança os maiores porcentuais entre homens (55,1%), eleitores com 50 anos ou mais (58,5%) e aqueles que cursaram apenas ensino fundamental (57,8%). Mendanha aparece com 23,9% no grupo que tem ensino médio e 21,6% entre eleitores de 30 a 49 anos. No grupo de mulheres, cai a 17,6%.


No universo de eleitores com ensino superior, Major Vitor Hugo se aproxima de Mendanha em um cenário de empate técnico. O ex-prefeito aparece com 12,4% e o deputado, com 9,8%. Wolmir Amado também sobe neste grupo e alcança 6,5%. Caiado tem 55,6%.


Considerando as regiões do estado, Caiado tem o menor porcentual na capital: 46,7% contra 25,4% de Mendanha. O governador atinge 58,8% no Sul e 57,8% no Sudoeste. Mendanha tem nestas duas regiões 12,9% e 12,7%, respectivamente. No Sudoeste, Vitor Hugo alcança o mesmo índice de Mendanha.


Ainda na capital, Wolmir Amado aparece à frente de Vitor Hugo e em terceiro lugar, com 6,5% e 4,1%, respectivamente.


Com oscilação negativa, Caiado tem 11, 7% de rejeição; Vitor Hugo, 9,9%


Ao longo da campanha eleitoral, o governador Ronaldo Caiado (UB) obteve oscilação negativa do índice de rejeição, alcançando apenas 11,7% na terceira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR. No levantamento anterior, ele aparecia com 15,2%. 


Questionados sobre em quem não votariam de jeito algum para o governo, 9,9% citaram o deputado Vitor Hugo (PL) e 7,4% o professor Wolmir Amado (PT). A socióloga Cíntia Dias (PSOL) enfrenta rejeição de 6,2%. O ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) e Professor Pantaleão (UP) têm 4,7%, cada.


Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page