Prefeito Timbó diz que após 10 anos negativado, São Francisco volta a ter convênio federal
13/01/2022 (10hs29m) - O Cauc (Cadastro Único de Serviços) que tem o propósito de simplificar a verificação do atendimento aos requisitos fiscais para a transferência voluntária de recursos da União, é como se fosse o CPF do Município.
Hoje, o Cauc possui vinte itens que devem estar sem pendências, caso algum item apresente irregularidade o Cauc fica “sujo” impedindo o Município de receber da União recurso de programação/voluntária, recurso extra-orçamentário, emenda de relator e emenda de comissão.
No caso de São Francisco de Goiás, quando o Prefeito Timbó tomou posse, dos vinte itens que compõem o Cauc, dezessete estavam negativos. Em menos de um ano de governo, em meio a tantas dificuldades, o Prefeito Timbó conseguiu resolver todas as pendências e São Francisco de Goiás vai passar a virada do ano pela primeira vez na história com Cauc “limpo”.
Caso essas irregularidades não fossem sanadas, São Francisco de Goiás iria perder em 2022 mais de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) em obras e equipamentos oriundos do Governo Federal.
Com o CAUC limpo, São Francisco de Goiás passa a fazer parte de uma minoria de municípios goianos que possuem condições de realizar convênios com os mais diversos ministérios que compõem a União.
O Prefeito Timbó ao tomar posse no dia 1º de janeiro de 2021 se deparou com a folha de pagamento do mês de dezembro/2020 sem pagamento e muito menos com dinheiro em caixa. Além disso, assumiu a gestão municipal com uma herança de dívidas que ultrapassam R$10.000.000,00 (dez milhões de reais).
Por isso o Cauc está sendo bastante comemorado no Município, pois mesmo diante destas dificuldades o Prefeito Timbó conseguiu quitar no início da gestão a folha de pagamento que estava em atraso e de forma ousada, pagar todos os servidores nos últimos 12 meses de sua gestão dentro do mês trabalhado, assim como todos os seus direitos trabalhistas, além de apresentar agora para a polução o Cauc limpo.
Comments