Pré-candidato a Deputado Breno Leite faz palestra em Goiânia sobre luta contra o racismo
13/05/2022 (17hs10m) - O médico Breno Leite, pré-candidato a Deputado Federal e autor do livro que fala de exclusão social é convidado pelo grupo de “Mulheres Afro” de Goiânia para falar em evento contra racismo na Casa Do Empreendedor na Capital. “É uma discussão importante que permeia a nossa sociedade e me sinto honrado com o convite. Ire falar da minha prática médica com a violência contra os nossos cidadãos afrodescendentes”. O evento será sexta-feira, às 19hs na Casa do Empreendedor em Goiânia.
O dia 13 de maio de 1888 foi marcado pela abolição oficial da escravidão no Brasil. Data considerada como o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo. O tráfico atlântico causou consequências nefastas para diversos povos africanos sequestrados das suas comunidades, humilhados e subtraídos da condição humana.
A abolição era comemorada no Brasil como um presente da Princesa Isabel aos escravizados. Essa visão retirou o protagonismo negro da luta pela sua libertação e foi amplamente difundida na sociedade brasileira.
O movimento social negro contemporâneo resignificou a data de 13 de maio como o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, destacando a abolição como um processo inconcluso que não garantiu condições mínimas de igualdade à população negra.
O país chega à terceira década do século XXI com pouco mais de 99 milhões de pessoas negras, sendo o maior país negro fora do continente africano. Os indicadores sociais apontam as desigualdades raciais em diversas áreas, entre elas, educação, moradia, mercado de trabalho.
A epidemia de violência urbana atinge com força a juventude negra, que segundo o Atlas da Violência 2020, representa 75,7% das vítimas de homicídios no país. Ainda entre os dados de feminicídio, 68% das mulheres assassinadas eram negras no ano de 2018.
Breno Leite ira falar de sua experiência e das pesquisas para seu livro“Iremos debater sobre a elaboração, execução, coordenação, desenvolvimento e acompanhamento de ações, programas e projetos com a digníssima professora @marilenasilva_coach , com o objetivo de implementar políticas públicas que visem a efetiva promoção da igualdade de oportunidades em favor dos segmentos étnicos e religiosos considerados historicamente vulneráveis”.
Comments