Nova cirurgia: Defesa de Bolsonaro pede autorização a Moraes e quer prisão domiciliar humanitária
- Folha de Jaraguá
- há 9 horas
- 1 min de leitura

10/12/2025 (11hs56m) - A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorização para que ele seja submetido a uma nova cirurgia. No pedido, os advogados não detalham quais procedimentos cirúrgicos seriam necessários, mas alegam a “excepcional gravidade do quadro clínico” apresentada em laudos médicos anexados ao processo.
Além da autorização para a intervenção cirúrgica, a defesa pediu que Bolsonaro seja removido da Superintendência da Polícia Federal e transferido para prisão domiciliar em caráter humanitário. Os advogados também sugerem a adoção de monitoramento eletrônico para que o ex-presidente cumpra em casa a pena de 27 anos de prisão imposta no âmbito da ação relacionada à trama golpista.
No documento encaminhado ao STF, a defesa solicita a remoção de Bolsonaro para o Hospital DF Star, em Brasília, onde ele poderia ser submetido às intervenções indicadas pelos médicos responsáveis, permanecendo internado pelo tempo necessário ao tratamento.
Os advogados fundamentam o pedido em princípios constitucionais, como a dignidade da pessoa humana, o direito à saúde e a proteção integral ao idoso, citando jurisprudência do próprio Supremo Tribunal Federal.
A defesa também solicitou autorização para que Bolsonaro possa realizar deslocamentos destinados exclusivamente a tratamento médico sem necessidade de comunicação prévia ao STF em casos de urgência, com a devida justificativa posterior. As informações são do g1.














