top of page

Moraes, do TSE, dá 24 horas para o PL apresentar auditoria das urnas do 1º turno

22/11/2022 (17hs50m) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, determinou que o PL apresente, em 24 horas, o resultado da auditoria das urnas no primeiro turno das eleições.


“As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno das eleições de 2022. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, escreveu Moraes.


O despacho é uma reação à representação protocolada pela Coligação Pelo Bem do Brasil, do candidato derrotado Jair Bolsonaro, que pede, sem provas, a anulação dos votos do segundo turno em urnas com suposto “mau funcionamento”. A ação é baseada em um relatório da auditoria das urnas feito pelo Instituto Voto Legal a pedido do PL.


O documento alega que supostas “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” foram comprovadas nos modelos de urnas UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015. Diz, ainda, que “os votos válidos e auditáveis do Segundo Turno do pleito eleitoral de 2022 atestam resultado diferente daquele que anunciado por esse Tribunal Superior Eleitoral”, e sugerem que Bolsonaro teria vencido as eleições com 51,05% dos votos.


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page