top of page

Moradores do Triângulo Mineiro relatam queda de meteoro, visto também em Goiás

15/01/2022 (12hs08m) - Moradores de Patos de Minas, Uberlândia e outras cidades do Triângulo Mineiro relatam, nas redes sociais, a queda de um meteoro visível da região na noite dessa sexta-feira (14). Uma imagem compartilhada pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) também registra o clarão registrado em Patos de Minas. Não há, ainda, relatos de danos devido à queda, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.


Moradores de Goiandira, localizada na região Sul de Goiás, relataram a passagem de um meteoro. Imagens de câmeras de segurança de uma residência mostram a passagem do objeto por volta de 21h30 de sexta-feira (14/01).


A página Astronomiaum, dedicada a fenômenos astronômicos e seguida por 600 mil pessoas no Twitter, compartilhou vídeos de câmeras de vigilância que teriam flagrado a queda.

O astrônomo Renato Las Casas, ex-coordenador do grupo de astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UMG), explica que a chance de um meteoro causar grandes danos na Terra é pequena - embora exista.


“Toneladas de material do espaço caem no nosso planeta todos os dias. Nos últimos anos, temos mais câmeras registrando os fenômenos. A grande maioria dos meteoros não sobrevive à queda e se pulveriza. Quando resta algo do interior dele, chamamos de meteorito”, explica.


O professor detalha que o clarão visto durante a queda de um meteoro deve-se ao grande calor que ele gera. “Ele se aquecem até virar uma brasa e comprimem o ar à frente, daí temos uma região de luminescência”, diz




Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page