Lula se revolta sobre ato de Trump contra Moraes e aliados do STF: "Inaceitável"
- Folha de Jaraguá

- 19 de jul.
- 1 min de leitura
19/07/2025 (09hs38m) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) atingidos com medida de retaliação do governo de Donald Trump. Nessa sexta-feira (18/7), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a suspensão dos vistos do ministro do STF Alexandre de Moraes, de aliados da Corte e familiares próximos de todos eles.
Neste sábado (19/7), Lula lançou nota oficial e chamou a medida do governo de Donald Trump de "arbitrária" e sem qualquer fundamento. Disse ainda que " a interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações".
A medida anunciada por Rubio criou uma discussão interna e externa sobre quem seria atingido com o bloqueio do visto. Como Rubio citou o termo "aliados", a conclusão inicial é de que somente três dos 11 ministros da Corte, mais alinhados ao bolsonarismo, estariam fora da mira das sanções.
Interlocutores de ministros, integrantes do governo e jornalistas internacionais incluem na lista dos que teriam o visto revogado, além de Alexandre de Moraes, os seguintes ministros: Luís Roberto Barroso, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Edson Fachin.
Ficariam de fora André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux.
📸 Imagem / Redes Sociais
📲 Siga nosso Instagram @folhadejaragua

















Comentários