Lula se distrai durante a tradicional foto entre chefes de estado e causa desconforto
- Folha de Jaraguá
- 18 de jun.
- 1 min de leitura
17/06/2025 (13hs54m) - Líderes do G7, grupo que reúne algumas das maiores economias do mundo, chamaram a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (17) após o brasileiro se distrair no momento da foto oficial dos participantes da cúpula do grupo, que ocorreu em Kananaskis, no Canadá.
Com os líderes já perfilados para o retrato, Lula se virou para falar com o presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, que tinha puxado uma conversa.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, estava no meio dos dois. Alguns líderes, então, incluindo o presidente da França, Emmanuel Macron, e o premiê do Canadá, Mark Carney, chamaram a atenção do brasileiro. Outros participantes riram da situação.
No retrato, também conhecido como "foto de família", Lula aparece ao lado de Meloni e do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, com quem o governo brasileiro tem tido atritos devido à Guerra da Ucrânia. Lula e Zelenski, inclusive, marcaram uma reunião para debater o conflito, mas a bilateral foi cancelada devido a atrasos na agenda dos dois líderes.
O G7 é composto pelo anfitrião Canadá, e por Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão.
A União Europeia também faz parte.
O Brasil foi um dos seletos países não membros convidados para participar da reunião ampliada do bloco, que também inclui Africa do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, india e México.
Neste ano, o presidente americano não aparece na foto oficial. Na véspera, Donald Trump deixou a cúpula antes do previsto para dedicar sua atenção ao conflito entre Israel e Ira, segundo a Casa Branca.

Comments