Lula relata problema em avião da FAB antes de decolagem: 'Tivemos que descer, com medo que pegasse fogo'
- Folha de Jaraguá

- 3 de out.
- 1 min de leitura
03/10/2025 (09hs32m) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta sexta-feira (3) que enfrentou um problema técnico em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) durante sua viagem ao Pará. O episódio ocorreu na última quinta-feira (2), quando o petista se preparava para embarcar rumo ao arquipélago do Marajó.
Segundo Lula, a falha foi identificada ainda em solo, antes da decolagem, em um avião modelo Casa da FAB. “Eu fui pegar o avião para a ilha do Marajó e teve um problema no motor. Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido um problema quando eu estivesse no ar. E teve quando eu estava em terra. Ainda tivemos que descer do avião com medo que pegasse fogo”, disse o presidente em entrevista à TV Liberal, afiliada da Globo em Belém.
Após o incidente, a equipe presidencial seguiu viagem em um avião C-97 Brasília, cumprindo normalmente a agenda prevista no interior do estado.
Visita à Basílica de Nazaré
Lula relatou que, após o problema, fez questão de visitar a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, para agradecer. “Ontem eu fui na matriz, eu fui agradecer à Nossa Senhora de Nazaré, porque aconteceu um outro problema comigo no avião”, afirmou.
Incidente semelhante em 2024
O presidente recordou que já havia passado por situação parecida em outubro de 2024, quando o avião presidencial VC-1 apresentou falha técnica logo após decolar do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, próximo à Cidade do México. Na ocasião, segundo a FAB, a aeronave precisou permanecer em voo por quase cinco horas, dando 50 voltas, até queimar combustível suficiente para pousar em segurança.

















Comentários