Lula anuncia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência
- Folha de Jaraguá

- 20 de out.
- 1 min de leitura
20/10/2025 (19hs35m) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20/10) a demissão de Márcio Macêdo (PT-SE) do comando da Secretaria-Geral da Presidência da República e a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o cargo.
A decisão confirma as especulações que vinham circulando há meses sobre uma mudança na pasta, responsável pela articulação do governo com os movimentos sociais.
“Convidei o deputado @GuilhermeBoulos para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o companheiro @MarcioMacedoPT na função, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da participação social em nosso governo. A nomeação de Boulos sai amanhã no Diário Oficial”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).
Mais cedo, Boulos participou ao lado do presidente e de outros ministros do lançamento do programa Reforma Casa Brasil, evento que reforçou sua aproximação com o núcleo político do governo.
A saída de Márcio Macêdo já vinha sendo discutida desde o ano passado e ganhou força nas últimas semanas, em meio aos esforços do Planalto para reorganizar a base política e preparar o terreno para as eleições de 2026.
Com a mudança, Macêdo deve se concentrar em sua pré-campanha para deputado federal, enquanto Boulos — conhecido por sua forte atuação junto aos movimentos populares e sociais — deve intensificar sua presença em agendas pelo país, fortalecendo o diálogo com as bases e ampliando o campo de alianças do governo.

















Comentários