• Folha de Jaraguá

Jaraguá entre os piores municípios a oferecer testes de COVID a população

Apenas 5 cidades goianas já tiveram testes concluídos para mais de 10% da população e outras 66 não conseguiram testar nem 1% do total de moradores passados quase 5 meses que os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados em Goiás. Para chegar a este dado, reportagem do Jornal O Popular somou todos os casos confirmados e descartados que constavam nos boletins de 226 municípios do dia 27 de julho. Em outros 20 restantes não foi possível obter as informações.

Só 66 municípios testaram mais do que a média estadual verificada no levantamento. Cada prefeitura adota sua própria estratégia, seja ela com os chamados testes rápidos (que detectam anticorpos) após o oitavo dia do surgimento dos sintomas ou o RT-PCR (que detecta o vírus), considerado o mais eficaz para reduzir a propagação do vírus e deve ser aplicado entre o 3º e 5º dia de sintomas.

Entre os maiores municípios, Jaraguá é o que menos fez testes com a população 3,8 testes a cada 1 mil habitantes, Goianésia por exemplo, fez 45 testes a cada 1 mil habitantes. Dinheiro não faltou, provavelmente tenha faltado planejamento. Apenas na semana, a Secretaria de Saúde, conseguiu anunciar a compra de 500 testes. Alegaram problemas burocráticos e falta de confiança no testes oferecidos. Oficialmente ainda há 67 pessoas com suspeitas dos sintomas, mas sem testes, porém o número pode ser muito maior.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
BANDEIRAS-1-300x250px-B.gif
GIF-JARAGUA-ATUALIZADO.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS

By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá