• Folha de Jaraguá

Parabéns Jaraguá pelos seus 284 anos de história e conquistas

Jaraguá completa na quarta-feira, 29 de julho de 2020, seus 284 anos de história e conquistas, buscando avançar, dar ao seu povo, melhores condições de vida. Município destaque na região do Vale do São Patrício, conhecido por seu imenso patrimônio cultural, sejas pelas igrejas históricas, cavalhadas, festas religiosas, sendo uma das cidades mais antigas do estado e é também considerado o maior polo de confecção do Centro-Oeste, exportando roupas para outros estados. Sua população segundo o censo do IBGE 2020 é de 50.511 habitantes e mesmo diante de uma pandemia, pode comemorar suas inúmeras qualidades, superação e vocação.

História

Jaraguá nasceu da busca das riquezas minerais do rico solo goiano em tempos que ainda se usava a mão de obra escrava. Vindos de diversas regiões, mineradores e catadores de ouro traziam consigo os chamados “pretos faiscadores”, escravos astutos, geralmente da “Nação Mina”, acostumados à cata do rico minério.

O Bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva veio com sua bandeira rumo a Goiás mais ou menos no ano de 1726 e fundou Vila Boa (Cidade de Goiás) às margens do Rio Vermelho, ao sopé da Serra Dourada. Não levou muito tempo e logo descobriram ouro em Meia Ponte (Pirenópolis), e por consequência, descobriram mais uma região aurífera, que por sua imponente serra garantiria a prosperidade do ciclo do ouro, impulsionando a criação de acampamentos às margens dos rios e córregos que nasciam dali. Assim surge o Arraial denominado Córrego do Jaraguá.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS

By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá