Jaraguá : Caça F-39 Gripen supersônico chega a Base Aérea de Anapolis e faz barulho no céu
- Folha de Jaraguá
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
24/06/2025 (10hs39m) - O novo caça supersônico de primeira linha, F-39 Gripen, chegou a Base Aérea de Anapolis e já realizou seu primeiro voo. Em vídeo divulgado pela Agência Força Aérea, é possível ver os preparativos para a entrega do jato até o momento do voo.
Ao chegar à Anápolis, aeronave sobrevoou o município de Jaraguá, e quando ultrapassou a barreira do som, causou um grande estrondo na município na tarde de segunda-feira, 23/06, gerando uma série de especulações na população, que logo depois foi esclarecido.
Nas filmagens, mostra-se a chegada do modelo ao local e os instantes que antecedem a decolagem da aeronave, equipada com sensores modernos e armamentos.
"Pela primeira vez no espaço aéreo nacional. Agora chegou o momento de, pela primeira vez, voar pelo céu brasileiro no horizonte", diz o vídeo. A aeronave foi transportada por 20 dias da Suécia até o Brasil em um navio. A entrega final, saindo de Navegantes, em Santa Catarina (SC), com destino à Base Aérea de Anapolis, ocorreu na segunda-feira (23).
No total, o F-39 Gripen possui 4,5 m de altura, 14,1 m de comprimento e 8,6 m de envergadura das asas. Ela é capaz de atingir Mach 2.0, uma velocidade de 2.470 km/h, o que representa o dobro da velocidade do som.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave pode cumprir missões de ataque ao solo e reconhecimento.
O modelo conta com sensores e armamentos para operar em ambientes hostis, inclusive em cenários de combate complexos.
Vale destacar que este é o décimo caça F-39 Gripen a integrar o corpo da FAB e também o primeiro a participar do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) - Esquadrão Jaguar.

Comments