Governo Donas Trump suspende emissão de visto para o Brasil e mais 74 países, diz TV
- Folha de Jaraguá
- há 4 minutos
- 2 min de leitura
14/01/2026 (11hs44m) - O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a pausa no processamento de vistos para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil, como parte das medidas do governo do presidente Donald Trump para endurecer o combate à imigração ilegal.

A informação foi divulgada inicialmente pela Fox News nesta quarta-feira (14) e confirmada pouco depois pela secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, que compartilhou a reportagem da emissora.
Segundo o governo norte-americano, a suspensão começa em 21 de janeiro e seguirá por tempo indeterminado, até que seja concluída uma nova avaliação dos critérios de análise e concessão de vistos. Além do Brasil, a lista inclui países como Rússia, Irã, Afeganistão, Somália e Iraque.
Novas regras de triagem
Em novembro do ano passado, um documento do Departamento de Estado já havia sido encaminhado a embaixadas e consulados dos EUA em todo o mundo, orientando a aplicação de regras mais rigorosas de triagem, com base no conceito de “encargos públicos” previsto na legislação migratória americana.
Pelas novas diretrizes, funcionários consulares devem negar vistos a candidatos considerados propensos a depender de benefícios públicos, levando em conta fatores como:
• situação financeira;
• domínio da língua inglesa;
• condições de saúde e histórico médico;
• necessidade de cuidados médicos futuros.
O objetivo é evitar que estrangeiros se tornem um “ônus para o Estado”, ou seja, um custo financeiro para o governo dos Estados Unidos. A análise de saúde, que já incluía triagem para doenças transmissíveis e verificação do histórico de vacinação, foi ampliada.
As regras também determinam que sejam avaliadas as condições de saúde de familiares e dependentes, como crianças ou pais idosos. Casos envolvendo deficiência, doenças crônicas ou necessidades especiais que possam impedir o solicitante de manter um emprego passam a ter peso maior na decisão.
Recorde de vistos revogados
Como parte da política migratória mais rígida, o Departamento de Estado informou que mais de 100 mil vistos foram revogados desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca, no ano passado. Segundo a pasta, o número representa um recorde histórico, com aumento superior a 150% em relação a 2024.
A ofensiva anti-imigração inclui a ampliação das deportações, inclusive de pessoas que ainda possuíam vistos válidos, além da adoção de critérios mais severos para concessão e manutenção dos documentos.
De acordo com o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, os principais motivos para os cancelamentos envolvem:
• permanência além do prazo permitido;
• dirigir sob efeito de álcool;
• agressão;
• furto.
Entre os documentos suspensos, estão cerca de 8 mil vistos de estudantes e 2,5 mil vistos especiais, pertencentes a estrangeiros com registros de envolvimento em atividades criminosas e que foram alvo de investigações policiais.












