• Folha de Jaraguá

Goiás supera Minas Gerais no comércio de pequi e comemora recorde com festa

26/11/2021 (07hs00m) - O pequi ganhou um festival exclusivo para ele em Goiás. O evento é para comemorar o fato de Goiás ter conquistado a liderança na comercialização do produto. Isso porque, embora dispute com Minas Gerais quem é o maior produtor, o estado goiano é o que mais recebe o fruto e o coloca à venda.


De acordo com dados das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás), na safra de 2020/2021, o estado goiano, que produziu 2 mil toneladas de pequis, comercializou mais de 6 mil toneladas da iguaria.


Há ainda expectativa de novo recorde na safra 201/2022. A temporada, que começou em setembro e segue até março, já colocou à venda 5,1 mil toneladas, o que cria a expectativa de novo recorde de vendas.


Os números representam um marco para o estado. O fruto controverso e típico do cerrado esteve recentemente em meio a uma “guerra” que coloca em pauta a identidade cultural de dois estados que fazem divisa e têm muita identificação entre si: Goiás e Minas Gerais.


Para comemorar a liderança, o entreposto organizou a I Festa do Pequi. Segundo o presidente da Ceasa-GO, Lineu Olímpio, o objetivo da festa também é evidenciar para toda a sociedade a importância da central no comércio pequizeiro.


Na avaliação dele, uma festa dedicada ao pequi é uma demonstração da valorização da cultura e da tradição goianas, além do fortalecimento institucional, o que realmente alavancou a realização do evento.


Safras regionais de pequi 

Na Ceasa Goiás, o pequi começa a chegar em setembro, com a remessa do Tocantins, que representa cerca de 30% de tudo que entra do produto no entreposto goiano. O pequi tocantinense mantém a demanda até meados de outubro, quando dá entrada na companhia, as primeiras cargas da produção goiana.


Já o pequi de Minas Gerais pode ser encontrado na Ceasa/GO em dezembro, e é o responsável pela comercialização até janeiro. Com menos expressividade, o pequi matogrossense pode ser encontrado no mercado em meados do mês de novembro.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
IPTU AGOSTO.jpg
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif
900x170.gif