• Folha de Jaraguá

Goiás aposta em recorde na colheita de soja e espera 30 milhões de toneladas

04/02/2022 (11hs00m) - A expectativa, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de aumento de 4,6% da produção, em Goiás, na safra 2021/2022, com mais de 14,3 milhões de toneladas, e crescimento de 7,9% na área plantada, com quase 4 milhões de hectares.


Já o governador Ronaldo Caiado participou, na quinta-feira (3/2), da abertura estadual da colheita de soja - safra 2021/22, realizada no Espaço Conquista, em Catalão, no Sudeste do Estado. “Vamos arregaçar as mangas, pois queremos chegar a 30 milhões de toneladas de grãos. Tenham a convicção de que nós teremos a maior safra”, projetou o governador durante o evento.


O titular da Seapa, Tiago Freitas de Mendonça, destacou a importância do evento por mostrar a “pujança” da região.


Ressaltou que não tem poupado esforços para impulsionar o segmento - citou como exemplos a entrega de maquinários e a abertura de estradas, em parceria com os prefeitos. Caiado ainda destacou o impulso advindo com a futura chegada das ferrovias Norte-Sul, de Santos até Itaqui, e da Integração do Centro-Oeste, que trará o desenvolvimento ao Vale do Araguaia e ao Norte goiano. “São ações do governo federal que apoiamos”, frisou Caiado.

A soja é o principal produto da safra do Estado, conforme levantamento da Conab. O Estado deve se manter como o quarto maior produtor de soja do País, atrás apenas de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná. O complexo soja também foi responsável por 59,8% das exportações do agro, no Estado, em 2021, somando US$ 4,28 bilhões. Ao todo, o agronegócio foi responsável por 77,1% das exportações de Goiás em 2021, com US$ 7,2 bilhões em vendas externas.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif