top of page

Depois de reclamar de quantidade de feriados, Lula cria mais um

22/12/2023 (09hs20m) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em 10 de novembro, que a quantidade de feriados prolongados em 2023 prejudicou o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Apesar disso, na 5ª feira (21.dez.2023), 41 dias depois, criou mais um ao sancionar o projeto de lei que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional. 


Ao criticar os feriados, Lula afirmou que o fato de em 2024 muitas folgas caírem no fim de semana poderia auxiliar a economia do país. Ele reclamou da quantidade de “feriadões” no ano e disse que os ministros terão, no máximo, 5 dias de folga.

“Esse ano teve muito feriado prolongado. O ano que vem os feriados cairão todos no sábado, isso significa que o PIB vai crescer um pouco mais porque as pessoas vão ficar mais a serviço do trabalho”, declarou.


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, dia da morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, que morreu em 1695. O local existiu onde hoje é o Estado de Alagoas. O feriado se chamará Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.


A efeméride já é tida como feriado em 6 Estados e em 1.260 cidades. Os Estados são: 


Alagoas; 

Amazonas; 

Amapá; 

Mato Grosso; 

Rio de Janeiro; e

São Paulo.


“Com a sanção presidencial, esse marco passa a integrar o calendário nacional, consolidando mais um importante aceno público em prol da valorização da história e das raízes culturais da população brasileira”, disse o Planalto.




  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page