Com aumento da população próximo prefeito de Jaraguá terá mais 180 mil

Dez cidades de Goiás devem receber aproximadamente R$ 180 mil a mais de Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a partir de janeiro de 2021, segundo levantamento feito pela Federação Goiana dos Municípios (FGM). Isso ocorre devido ao aumento no número de habitantes apresentado na estimativa da população divulgada pelo IBGE na semana passada. A quantidade de habitantes é um dos critérios de distribuição do fundo, que representa a principal fonte de receita para muitas cidades.


Apresentaram aumento na quantidade de moradores os seguintes municípios: Caldas Novas, Chapadão do Céu, Crixás, Flores de Goiás, Jaraguá, Jataí, Montividiu, Posse, Senador Canedo e Trindade. A estimativa do que eles devem receber a mais no ano que vem foi feita com base nos repasses feitos em agosto deste ano – valores iguais aos de 2019, devido à crise gerada pela pandemia de Covid-19.


A estimativa do IBGE, contudo, não é considerada plenamente confiável, sendo o ideal a realização de um novo Censo, visto que o último foi feito em 2010 e o número de habitantes é usado como parâmetro para cálculo não apenas do FPM, mas para várias políticas públicas, como programas federais de transferência de recursos.


JARAGUÁ

O município tinha em 2016, a estimativa de 50.111 habitantes e agora com o novo estimativa é de 51.338 habitantes, um acréscimo de 827 habitantes, que irão gerar um acréscimo de receita de $ 180 mil a mais de Fundo de Participação dos Municípios para o próximo prefeito melhorar programas de saúde e educação e infraestrutura da cidade.


Redação Folha de Jaraguá

Informações: O Popular



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
CAMPANHA IPTU.jpg
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif