• Folha de Jaraguá

Bolsonaro diz que preço do gás de cozinha vai cair à metade com venda direta

30/09/2021 (11hs55m) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou na 4ª feira (29.set.2021) que com a venda direta do gás de cozinha, sem passar por distribuidoras, o preço cairia pela metade. O chefe do Executivo condicionou a venda diretamente na origem à diminuição dos impostos estaduais.

“Dizer a vocês, com essa possível venda direta do gás de cozinha, ele vai cair a metade do preço. Não justifica na origem custar R$ 50 o botijão de gás e na ponta da linha custar R$ 130. Esse preço vai cair a metade, se Deus quiser, pode ter certeza”, declarou.


O presidente falou sobre o preço do gás de cozinha ao comentar a sanção da lei estadual sobre a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do gás em Roraima. O governador Antonio Denarium (PP-RR) sancionou proposta que reduzirá a alíquota do ICMS do gás de 17% para 12%.

“Zerando o imposto federal, que eu já zerei, zerando o imposto estadual esses dois estados Roraima e Amazonas poderão com o trabalho nosso agora, com ajuda do Parlamento, buscar a compra direta do gás de cozinha”, disse. Bolsonaro afirmou que a venda direta do gás seria semelhante à do etanol, que foi proposta pelo governo por meio de medida provisória.


COMBUSTÍVEIS

O presidente também falou sobre a proposta do governo de fixar o valor do ICMS de combustíveis. O presidente da Câmara, Arthur Lira, anunciou na 3ª feira (28.set) que colocaria em discussão o projeto do governo.


“O projeto diz que o valor do ICMS não será mais um percentual e sim um valor fixo que poderá ser arbitrado pelo respectivo governador. Assim sendo, nós não estamos interferindo no ICMS. Isso não é competência minha”, disse Bolsonaro.


Por meio da medida, segundo o presidente, será possível comparar o imposto estadual com o valor do imposto federal, a margem de lucro de postos de combustíveis e o valor do transporte.

“Não queremos aqui fazer uma briga com governadores. Muito pelo contrário. Queremos cada vez mais nos entendermos e trabalharmos para o bem de todos vocês. Os impostos federais na gasolina, no diesel e no álcool são exatamente os mesmos valores daqueles quando assumi a presidência da República”, afirmou.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif