top of page

Bolsonaro diz que Petrobras reduzirá o preço dos combustíveis nesta semana

05/12/2021 (20hs30m) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou no domingo, 5, que a Petrobras irá anunciar uma redução nos preços dos combustíveis na semana que se inicia na segunda, sem dar maiores detalhes do quanto o preço seria reduzido.

“A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, afirmou o presidente, que também atacou os governadores. “Eu não reajustei, mantive congelado desde 2019, o valor do PIS/Cofins, que é o imposto federal. Os governadores mantiveram o percentual, que varia de acordo com o valor na bomba. E mais que dobraram o valor arrecadado com o ICMS. Querem criticar, critiquem. Mas a pessoa certa”, disse, durante entrevista ao site Poder360.

O aumento no preço dos combustíveis já superou os dois dígitos nos últimos 12 meses e é um dos fatores que mais tem pressionado a inflação, pelo efeito cascata que tem no transporte de produtos.

Além disso, a subida dos valores nas bombas também irrita os caminhoneiros, que ameaçam fazer greves e parar as estradas, e os prefeitos, que se veem obrigados a aumentar o preço nas passagens dos transportes públicos.


A inflação dos combustíveis tem diversos fatores, entre os quais o aumento do dólar, já que a Petrobras leva em conta a cotação internacional do barril de petróleo na hora de determinar os valores.

PORQUE VAI BAIXAR

Se houver redução no preço dos combustíveis, não se deve a qualquer esforço do governo ou da Petrobrás. Nas últimas semanas o preço internacional do barril do petróleo desabou de quase 100 dólares para a casa dos 80 dólares.


A queda tem haver com a liberação de estoque de combustíveis dos Estados Unidos, China e India para controlar a inflação interna nesses países e o Brasil por tabela acaba sendo beneficiado.





  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page