top of page

Após chamar papa Leão XIV de ‘fraco’, Trump usa IA para 'aparecer como Jesus'; pontífice recusa debate

  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

12/04/2026 (14hs17m) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o papa Leão XIV é “fraco” e que a postura dele sobre o conflito no Irã prejudica a Igreja Católica. A declaração foi feita em uma publicação na rede social Truth Social no domingo, 12. O pontífice rebateu dizendo que os apelos do Vaticano pela paz e reconciliação têm raízes no Evangelho e que ele não tem medo do governo Trump.

As críticas de Trump começaram quando o presidente disse que preferia o irmão do pontífice e que não quer "um papa que ache tudo bem o Irã ter uma arma nuclear".


No Truth Social, ele escreveu: "O papa Leão XIV é FRACO no combate ao crime e péssimo em política externa (...) Eu não quero um papa que ache que tudo bem o Irã ter uma arma nuclear. Não quero um papa que ache terrível que os Estados Unidos tenham atacado a Venezuela. E não quero um papa que critique o presidente dos Estados Unidos."


Apesar das falas do republicano, não há qualquer registro de que o papa Leão XIV tenha consentido que o Irã tenha uma arma nuclear. No último fim de semana, o papa alegou que se sente próximo do “amado povo libanês”, e pediu um cessar-fogo no conflito que ocorre naquela região há sete semanas.


Trump também declarou que o papa só está nesta posição porque ele é o atual presidente dos EUA, e que por isso o religioso deveria ser grato.


Além do texto com críticas, o presidente publicou, momentos depois, uma imagem gerada por inteligência artificial (IA) que retrata ele com roupas que remetem a Jesus Cristo, abençoando um homem doente. A imagem tem também uma bandeira dos Estados Unidos, a Estátua da Liberdade, caças de guerra, uma aeronave espacial e águias.

Papa Leão XIV rebate críticas


O papa Leão XIV afirmou, nesta segunda-feira, 13, que não tem a intenção de entrar em um debate com Donald Trump e que não tem medo do atual governo dos Estados Unidos. 

“Não sou um político, não tenho a intenção de entrar em um debate com ele, a mensagem continua sendo a mesma: promover a paz”, disse a jornalistas.


No domingo, 12, o papa falou após a oração Regina Caeli, que substitui a oração Angelus durante o período pascal, que havia "uma obrigação moral de proteger a população civil dos efeitos atrozes da guerra". Ele também fez menção à guerra da Ucrânia e afirmou ter esperança de que a comunidade internacional não ceda sobre o conflito.


O pontífice também falou sobre o conflito no Sudão antes de sua próxima viagem de 10 dias ao continente africano, pedindo que as partes dialoguem com sinceridade. O papa Leão XIV viaja nesta segunda para sua primeira grande viagem internacional de 2026, em uma visita a quatro países africanos, para instar os líderes mundiais a atenderem às necessidades do continente, que tem um quinto dos católicos do mundo.

 
 
 

Comentários


PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
radar novembro 2020.gif
SANEAGO 360 X 250.gif
bottom of page