Alta carga tributária faz mais 200 empresas brasileiras migrarem para o Paraguai
- Folha de Jaraguá

- há 4 dias
- 1 min de leitura
19/01/2026 (11hs46m) - Mais de 200 indústrias brasileiras já cruzaram a Ponte da Amizade para se instalar no Paraguai, motivadas por um ambiente de negócios que oferece incentivos fiscais agressivos, menor carga tributária e custos operacionais reduzidos.

A realidade foi retratada em ampla reportagem exibida pelo Jornal da Band, que destacou como a isenção de impostos, a liberdade tributária e a mão de obra qualificada têm transformado o Paraguai em um destino cada vez mais atrativo para empresários brasileiros.
A elevada carga tributária no Brasil vem afastando, ano após ano, um número crescente de empreendedores. Como consequência, empregos que antes eram gerados em território nacional passam a ser criados no Paraguai, fortalecendo a economia do país vizinho.
Com impostos mais baixos e um ambiente mais favorável aos negócios, a possibilidade de lucro e a sobrevivência das empresas aumentam, em contraste com o cenário de altos tributos enfrentado no Brasil.
Inclusive, grandes empresas já realizaram essa mudança, assim como empresários de pequeno e médio porte oriundos de estados como Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Pará e Rio Grande do Sul, que têm aderido a essa migração em busca de melhores condições para empreender.















Comentários