top of page

Alexandre de Moraes fala em “vitória tripla” após EUA retirarem sanções e destaca soberania e democracia

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • há 2 horas
  • 1 min de leitura
ree

12/12.2025 (19hs31m) - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou nesta sexta-feira (12) a retirada das sanções impostas pelos Estados Unidos contra ele e sua esposa. A declaração foi feita durante o lançamento do canal SBT News, em São Paulo.


Na avaliação do magistrado, a decisão representa uma “vitória tripla”: do Judiciário brasileiro, da soberania nacional e da democracia. Moraes afirmou que o STF manteve sua atuação com imparcialidade, seriedade e coragem, mesmo diante de pressões externas.


“Vitória do Judiciário brasileiro. O Judiciário brasileiro que não se vergou a ameaças, a coações, e não se vergará, e continuou com imparcialidade, seriedade e coragem. A vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão na soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia”, declarou.


Alexandre de Moraes havia sido incluído em julho deste ano na lista de sancionados pela Lei Magnitsky, legislação norte-americana que prevê punições a autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos humanos ou corrupção. A retirada das sanções foi anunciada nesta semana pelas autoridades dos Estados Unidos.


Segundo o ministro, o episódio reforça a independência das instituições brasileiras e a importância do respeito à autonomia do país frente a interferências externas. (E: Getty; @sbtnews)


 
 
 
PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
radar novembro 2020.gif
midia-top-2022.gif
300x250px.gif
bottom of page