PATROCÍNIOS
  • Folha de Jaraguá

Caiado lidera ao governo com 39,7%. Marconi lidera apertado para o senado com 25,7%


Pesquisa estimulada Diagnóstico/Diário da Manhã, que entrevistou 1.111 eleitores em todas as regiões do Estado, entre os dias 30/6 e 4/7, e mostra que o senador Ronaldo Caiado (DEM) continua isolado, com 39,7%, na corrida pelo Governo de Goiás, contra 9,5% do emedebista Daniel Vilela e 9% do atual governador José Eliton, os demais pré candidatos Weslei Garcia (Psol), soma 3,1%, contra os 2,2% de Kátia Maria (PT) e 2,1% de Edson Braz (Rede). O resultado foi divulgado na segunda (9/7).

O desempenho dos partícipes do pleito já tinha sido registrado pela mesma pesquisa há cerca de um mês, entre os dias 5 e 9 de junho. Na ocasião, a posição dos três principais governáveis era a mesma, embora Caiado estivesse com 41,3% (queda de 1,6 ponto percentual) à frente de Vilela, com 8,7%, e dos 8,3% de Eliton. Os últimos dois, registraram alta respectiva de 0,8% e 0,7%, indicando que dividiram os espólios perdidos pelo líder.

Na segunda metade da tabela de intenções de voto, porém, Kátia Maria, à época com 4,8%, perdeu a liderança para Weslei, que registrava 1,4%. Naquela situação, Sara Mendes ainda era o nome ventilado pela Rede e registrava 1,3%. As perdas de Kátia (2,6%) também foram divididas entre Weslei (+1,7%) e Braz (+0,9%).

O número de nulos/brancos se manteve, o que pode ser interpretado como uma constante insatisfação de eleitores com a política, embora, para os candidatos, também represente um campo cujas ideias podem ser conquistadas até outubro. SENADO

Levantamento estimulado Diagnóstico/Diário da Manhã aponta uma disputa acirrada para as duas vagas ao Senado Federal nas eleições deste ano. Com 25,7% das intenções de voto, o ex-senador e ex-governador Marconi Perillo (PSDB) garantiria uma das vagas se as eleições fossem nesta segunda-feira (9). Lúcia obteria sua reeleição, com 22,7%.

Na terceira colocação, o vereador Jorge Kajuru (PRP), teria 21,3% dos votos, seguido de Vilmar Rocha (PSD), com 20,3%, ambos próximos de Lúcia, caracterizando uma possível indefinição do quadro eleitoral em médio prazo, já que há pouca diferença no resultado obtido pelos quatro primeiros pré-candidatos da lista.

O ex-senador cassado Demóstenes Torres figura na 5° posição, com 11,5%, seguido de Wilder (9,4%), Luís Cesar Bueno (PT; 5,4%), Agenor Mariano (MDB; 5,2%), Pedro Chaves (MDB; 4,8%) e Fabrício Rosa (Psol; 3,2%). Em contrapartida, 7% dos entrevistados votariam branco ou nulo e outros 4,1% estão indecisos ou preferiram não opinar.

Metodologia

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), com o protocolo GO 03541/2018, no dia 30 de junho deste ano. 1.111 entrevistas foram realizadas em residências e em fluxo. A empresa contratante foi a UNIGRAF-Unidas Gráficas e Editora Ltda/Diário da Manhã. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. Diagnóstico Pesquisas de Comportamento foi a empresa responsável pela sondagem.

#Caiadolideraaogovernocom397Marconilidera

MIDIA_FOLHA_DE_JARAGUÁ_01.png
GIF-JARAGUA-ATUALIZADO.gif
petro-arabe2-17-8.gif

By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá