top of page

Vereadores querem abrir a caixa preta da arrecadação da Saneago em Jaraguá


O vereador Nilvan Braz (DEM), voltou a abordar na câmara municipal na sessão de terça-feira, 24 de abril, a questão da renovação da concessão ou não a Saneago. O parlamentar quer iniciar o mais a rápido possível às visitas as cidades que já municipalizaram o sistema de água e esgoto, para marcar uma Audiência Pública e discutir com a população o tema, que é da mais alta importância para o município.

O líder da oposição, Zé Sábia (PRB), também se mostrou favorável à municipalização, assim com o vereador Breno Leite (DEM). Mesmo pedindo para não serem citados, nos bastidores, foi possível apurar que a maioria pode votar pela municipalização do sistema de água e esgoto, principalmente, se ficar comprovado que os custos podem cair para a população. “Eu acredito que se a prefeitura assumir a gestão do tratamento de água haverá lucro para município e diminuição dos custos para a população” disse um dos vereadores favorável.

Hoje a Saneago, cobra preços abusivos da população de Jaraguá e de Goiás, nas taxas de esgoto e água. A empresa também é alvo de inúmeras reclamações, no ano passado, por exemplo, os maradores chegaram a questionar a qualidade da água oferecida no município, devido a um período de forte mau cheiro e uma coloração estranha.

O vereador Leirso Cordeiro (PSB), demonstrou dúvidas sobre a municipalização do sistema, fazendo uma comparação com o hospital Sandino de Amorim, que era do Município e voltou para o Estado por má gestão. Zé Sabia, no entanto, discordou. “Hospital público não dá lucro, é outro tipo de gestão, diferente da Saneago, que é uma máquina de arrecadar” frisou.

Atendendo ao pedido do vereador, Nilvan Braz, o presidente da câmara, Werlon Coró (PDT), deverá autorizar às viagens de uma comitiva de vereadores as cidades que já municipalizaram o sistema. “Sinto que a população é a favor de passar para o município a gestão do sistema de água e esgoto. Queremos agora os dados do que Jaraguá arrecada, como funciona e vamos comparar com os outros municípios” comentou.

O vereador Zé Sábia, também questionou a Saneago, sobre o seu faturamento e o quanto é investido no município. “Precisamos saber se compensa. Eu acho que compensa muito, que a arrecadação é muito boa, devido ao forte interesse que a empresa tem em renovar por mais 30 anos essa concessão” frisou.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page