• Folha de Jaraguá

Feirantes e vereadores pressionam e prefeito derruba aumento de taxa autorizado por Secretário


Após forte pressão dos feirantes com o apoio dos vereadores, o Prefeito Zilomar Antônio (PSDB), derrubou o aumento da taxa que havia sido autorizada pelo Secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Luiz Macaúba. A decisão do prefeito foi anunciada durante uma reunião no Palácio do Sol, com a presença dos feirantes e dos vereadores Nilvan Braz (DEM), Odair da Vizzado (Podemos), Alcion Gonçalves (PP) e Roberto Moreira (PP).

O assunto foi o mais discutido na terça-feira, 26 de setembro na sessão na câmara municipal. Odair da Vizzado elogiou a decisão do Prefeito Zilomar Antônio em desautorizar o aumento. Antes era cobrado dos feirantes R$ 0,50 por metro quadrado e na gestão de Luiz Macaúba, sem nenhuma justificativa plausível o valor do m² subiu para R$ 1,52. Contrariado com o revés em sua decisão, o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário não compareceu a reunião com os feirantes.

O vereador Nilvan Braz, disse que todas as cobranças estão suspensas até que um projeto de lei de autoria do executivo seja enviado para apreciação da câmara. Odair da Vizzado, disse que os feirantes que já pagaram as taxas não ficaram no prejuízo. “Será rediscutido um novo valor a ser cobrado dos feirantes. Tem que ser um valor que eles têm condições de pagar” disse.

DENÚNCIA

Nilvan Braz disse que os feirantes relataram que houve cobrança indevida “Estavam pagando em uma conta da prefeitura, sem nenhuma documentação, sem a identificação das pessoas” disse. Odair da Vizzado, disse o pagamento era feito apenas com o número da conta, sem nenhum documento oficial “Isso é um absurdo” frisou.

A denúncia sobre a desorganização na cobrança das taxas aos feirantes ia além, segundo Odair. “Alguns feirantes estavam pagando direto na Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, em dinheiro, isso não pode. É um absurdo” frisou.

Nilvan Braz ainda disse que ficou indignado porque algumas pessoas haviam dito aos feirantes que os vereadores eram os responsáveis pelo aumento das taxas. “Fui à reunião para desmentir essa situação” disse.

ENCURRALADO

O Secretário Luiz Macaúba, responsável pelas feiras, vive um momento delicado, além de ser desautorizado pelo Prefeito Zilomar Antônio sobre o aumento das taxas, vem recebendo críticas dos vereadores e ainda terá menos de 20 dias para resolver um questionamento do Ministério Público, que exigiu uma série de melhorias nas feiras.

O secretário ainda não se pronunciou sobre a situação. Tentamos contato com Luiz Macaúba, mais ainda não tivemos retorno.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif