top of page

Juninho Belo (PMDB) denuncia abandono da Igreja Nossa Senhora Conceição e pede resposta do IPHAN


O vereador Juninho Belo (PMDB), que atua de forma independente na câmara municipal, ou seja, não está com a base do prefeito, mas também não está com a oposição, passou a exercer seu terceiro mandato com um tom mais crítico e a fazer cobranças por melhorias em áreas que entende que existe uma demanda não atendida (Veja vídeo na integra abaixo).

Na sessão que ocorreu nessa semana, o vereador, demonstrou sua preocupação com o Patrimônio Cultural, Artístico e Religioso do município. Ele falou da situação de abandono em que se encontra a histórica Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Avenida Vigário Álvares, onde também está localizado um museu.

De acordo com Juninho Belo, as paredes estão rachando, o telhado cedeu, há infiltrações e o risco de um dos maiores patrimônio de Jaraguá e de Goiás, sucumbir. Segundo o parlamentar, ele pediu a assessoria jurídica da câmara, que fosse enviado um oficio ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ) responsável pelo patrimônio e que o Ministério Público e a Prefeitura de Jaraguá, também fosse informados da situação.

PATRIMÔNIO

De acordo com estudos de Lorena Sulino Assunção, (MBA em Gestão de projetos em engenharias e arquitetura – IPOG-GO) Em 1828 ergueu-se a Igreja Nossa Senhora da Conceição por iniciativa particular do tenente/coronel Antônio de Souza Félix. Escolhida sua localização, junto ao largo da matriz, terreno situado em frente à residência desta família um dos sobrados mais imponentes da cidade na época, teve início a construção da mesma.

Edifício de planta retangular originalmente, com apenas uma galeria lateral sem a simetria tão apreciada e questionada, era exatamente como se encontra hoje. Apenas em um período, quando a Igreja N. S. da Penha foi derrubada, é que se fez necessário a construção da outra galeria para guardar os objetos pertencentes àquela igreja. Na primeira galeria (a mesma que encontramos hoje) inicialmente tínhamos um depósito e a sacristia, hoje temos o Museu de Jaraguá.

VEJA DISCURSO DO VEREADOR JUNINHO BELO NA ÍNTEGRA

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page