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WhatsApp passará a exibir anúncios? Veja novidades do aplicativo de mensagens

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

15/06/2025 (12hs56m) - O WhatsApp passará a exibir anúncios até o fim deste ano — e isso deve mudar a forma como os brasileiros interagem com o aplicativo de mensagens mais popular do país. A novidade foi confirmada pela Meta nesta segunda-feira (16) e envolve a inserção de publicações pagas no Status, área semelhante aos Stories do Instagram, onde os usuários compartilham fotos, vídeos e textos com duração temporária.


Esses anúncios no WhatsApp poderão redirecionar os usuários para uma conversa com o anunciante. A exibição faz parte de um pacote de recursos pagos que também inclui assinatura de Canais e impulsionamento de conteúdos, numa tentativa da Meta de monetizar o app sem comprometer as conversas privadas dos três bilhões de usuários ativos.


Criptografia continua


A empresa garante que o WhatsApp continuará criptografado de ponta a ponta, o que impede o acesso a conteúdos de mensagens, ligações e até mesmo dos Status. A segmentação da publicidade no aplicativo de mensagens será feita com base em informações limitadas, como país, idioma do celular, Canais seguidos e interações com os anúncios.

O espaço dos anúncios


Mais de 1,5 bilhão de pessoas acessam diariamente a aba “Atualizações”, onde ficam os Status e os Canais. A Meta acredita que esse é o espaço ideal para inserir os anúncios no WhatsApp sem interferir nas conversas privadas — preocupação que, segundo a empresa, sempre norteou as decisões sobre monetização.


O app foi lançado em 2009 e comprado pela Meta em 2014. Mesmo com o domínio global, o WhatsApp evitou por anos exibir anúncios, focando a geração de receita em serviços voltados para empresas, como o WhatsApp Business. Agora, com o novo movimento, a plataforma dá um passo mais direto rumo à monetização da sua base de usuários.

Canais pagos e promovidos


Além da exibição de anúncios no WhatsApp, os Canais poderão ser assinados — um recurso semelhante ao do Instagram, permitindo que criadores, marcas e organizações compartilhem atualizações exclusivas com seguidores pagantes. Os Canais funcionam como listas de transmissão: só o administrador posta, e os seguidores podem reagir com emojis.


Outra mudança importante será a possibilidade de impulsionar os Canais, fazendo com que eles apareçam com mais destaque na aba de Atualizações. A Meta afirma que a maioria das recomendações continuará sendo orgânica, mas os canais promovidos terão prioridade na seção “Explorar”.




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