Senador Cleitinho diz assovia nova camisa vermelha da seleção ao PT
- Folha de Jaraguá
- há 4 dias
- 2 min de leitura
28/05/2025 (14hs19m) - O Senador Cleitinho (Republicano-MG) associou nesta 2ª feira (28.abr.2025) a possível nova camisa vermelha da seleção brasileira de futebol ao PT (Partido dos Trabalhadores), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem como símbolo a bandeira vermelha com uma estrela branca ao centro.
Internautas também reagiram “O PT conseguiu mudar até a cor da camisa da seleção brasileira, inacreditável”, declarou um usuário do X (ex-Twitter).
Segundo o site inglês especializado Footy Headlines, o modelo será o 2º uniforme na Copa do Mundo 2026. Caso confirmado, essa será a 1ª vez que o Brasil usará uma cor fora da paleta da bandeira nacional. De acordo com o Footy Headlines, o uniforme será produzido pela marca Jordan, que substituirá a Nike exclusivamente para esse modelo.
“Camisa vermelha… O que vem depois? A estrela do PT estampada, convocação assinada pelo MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra]e o hino trocado por ‘Lula lá’?”, perguntou o vereador e cofundador do MBL (Movimento Brasil Livre), Rubinho Nunes (União Brasil-SP).
CAMISA VERMELHA VAI CONTRA ESTATUTO DA CBF
O documento dedica o capítulo 3 para os símbolos da entidade. No caso, a bandeira, o emblema oficial e os uniformes. E o inciso 3 do artigo 13 é bem claro em relação às cores que podem ser usadas. O vermelho não está entre elas. Ou seja: a CBF precisaria alterar o próprio estatuto para levar à frente esta iniciativa.
De acordo com o texto, os uniformes seguirão as cores existentes na bandeira da CBF. Elas são as mesmas da oficial do Brasil: verde, amarelo, azul e branco.
O documento pondera que não é preciso conter todas as cores num mesmo uniforme. E abre uma exceção para outras colorações: desde que sejam usadas em edições comemorativas. Um exemplo foi a camisa preta vestida especialmente para o amistoso contra a Espanha, realizado em março de 2024 e transformado em ação das duas seleções contra o racismo.

Comments