top of page

Secretaria de Saúde confirma a circulação da variante da Covid P1-Manaus em Jaraguá

13/04/2021 (06hs04m) - Aquilo que era uma suspeita foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá, a cepa do Coronavírus, P1 de Manaus, a mais temida e agressiva está circulando no município. O Secretário de Saúde Wander Belo, pediu a sua equipe para investigar se a explosão de casos e mortes ocorridos em fevereiro e março tinha relação com essa variante e pediu que fossem enviadas para o LACEN (Laboratório do Governo de Goiás) amostras de alguns pacientes e um dos casos deu positivo para a P1- 01 (linhagem B1.28.1 Manaus), além de uma segunda cepa, mais comum no país e menos agressiva.


Wander Belo revelou que está preocupado, devido ao comportamento de parte da sociedade, que após a flexibilização do decreto, tem se descuidado na prevenção. “Essa variante identificada em Jaraguá, é considera muito agressiva e tem muita facilidade de transmissão. Temos sido transparentes com a população em tudo que está acontecendo no combate à pandemia e por isso pedimos mais uma vez a colaboração de todos” comentou.


O que preocupa as autoridades sanitárias de Jaraguá, apesar dos números em queda momentaneamente, mas agora com o agravante da constatação da P1 de Manaus, foi o que ocorreu nos bares no final de semana. Muitos frequentadores não tomaram os devidos cuidados, alguns estabelecimentos não respeitaram a regra de 30% da capacidade, colocando a disposição na verdade 100% da capacidade. Se houver uma nova onda, os bares serão os primeiros a serem fechados, onde os bons comerciantes pagarão pelos maus.


Para se chegar ao sequenciamento genético que confirmou a P1 de Manaus no paciente de Jaraguá, as amostras foram enviadas pelo LACEN para uma das duas instituições de pesquisa, o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo e para o Centro de Pesquisa da UFG. Os levantamentos continuam para confirmar desde quando a cepa circula em Jaraguá, mas o fato é que entre o dia 01 de fevereiro e o dia 31 de março, o município contabilizou 84 mortes e 1.905 novos de Covid-19. “Enquanto não houver vacinas para todos não podemos descuidar” alertou o Secretário.


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page