Saúde emite nota sobre situação do SAMU de Jaraguá após cobranças
09/05/2024 (09hs12m) - A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá/GO vem por meio desta esclarecer a população jaraguense sobre os fatos ocorridos e narrados pela imprensa na data de 08/05/2024.
Conforme narrativa inicialmente apresentada, na madrugada de 08/05/2024, houve o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, para realizar remoção e transferência de paciente recém-nascido do Hospital Estadual de Jaraguá - HEJA para unidade hospitalar especializada em Goiânia (Hospital da Mulher), com tal transferência supostamente tendo ocorrido no início da manhã.
Contudo, cumpre apresentar alguns esclarecimentos. De início, em virtude do quadro hospitalar da criança, tal transferência somente poderia ser realizada através de Unidade de Suporte Avançado – USA, por deter tal ambulância, dos equipamentos e recursos humanos necessários a garantia da saúde.
Entretando, cumpre apresentar os fatos ocorridos ainda na madrugada que ocasionaram a situação narrada pela imprensa.
Na data de 07/05/2024, às 22:43h houve o acionamento por parte da Central de
Regulação das Urgências do SAMU Regional – CRU/São Patrício II, localizada em Ceres/GO, de Unidade de Suporte Avançado – USA do Município de Jaraguá, para remoção e transferência de paciente recém-nascido do Hospital e Maternidade Associação São Vicente de Paula para o Hospital Estadual de Jaraguá – HEJA, em virtude do quadro delicado de saúde deste.
Tal solicitação foi prontamente atendida, tendo o paciente sido efetivamente encaminhado para o Hospital Estadual para maiores cuidados de Urgência.
Posteriormente ao atendimento desta, a Central de Regulação das Urgências do SAMU Regional – CRU/São Patrício II encaminhou ordem para atendimento de nova ocorrência às 23:56h, de paciente localizado na zona rural, em quadro de óbito, razão pela qual a equipe de atendimento da Unidade de Suporte Avançado – USA teve que aguardar no local a chegada da Polícia Militar e do Serviço de Verificação de Óbito – SVO até às 03:00h, para posteriormente poder retornar a base e aguardar novo chamado.
Às 03:33h, novamente por ordem da Central de Regulação das Urgências do SAMU Regional – CRU/São Patrício II, houve nova solicitação de atendimento da Unidade de Suporte Avançado – USA, para paciente em óbito, no qual a equipe teve proceder de forma semelhante a ocorrência anterior.
Há de se salientar que após cada atendimento, a ambulância deve ser devidamente higienizada, para somente então retornar para recebimento de novos chamados. Assim, diante dos fatos ocorridos, a Unidade de Suporte Avançado – USA, que
conforme explicado acima era a ambulância adequada para realização da transferência do recém- nascido, somente conseguiu proceder com o atendimento da demanda às 07:30h; tendo finalizado a ocorrência às 09:40h, com a conclusão da transferência do paciente recém-nascido no Hospital da Mulher, localizado em Goiânia/GO.
Outro ponto a ser ressaltado é que a criança recém-nascida encontrava-se no Hospital Estadual de Jaraguá – HEJA, recebendo os cuidados necessários a garantia da estabilização do seu quadro de saúde e que quando foi possível, houve o pronto atendimento da equipe da Unidade de Suporte Avançado – USA do SAMU de Jaraguá para conclusão da transferência desta, sem maiores intercorrências durante o translado.
Por fim, cumpre ainda esclarecer que o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência – SAMU é regionalizado, de modo que as ambulâncias sediadas no Município de Jaraguá/GO atendem além desta cidade, também os municípios do Vale do São Patrício, sendo eles: Vale do São Patrício, sendo eles: Jaraguá, Goianésia, Barro Alto, Itaguaru, Rubiataba, Uruana, Itapaci, Crixás e Ceres.
Em conclusão a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá encontra-se a disposição para demais esclarecimentos adicionais, porventura necessários. Ludimila Machado de Oliveira Secretária Municipal de Saúde
Comments