top of page

Ronaldo Caiado diz que aliança com PL em Goiás está totalmente definida

  • 30 de jan.
  • 2 min de leitura

30/01/2026 (07hs45m) -O governador Ronaldo Caiado (UB) afirmou, nesta quinta-feira (29), que a aliança da base governista para o apoio do PL à pré-candidatura do vice, Daniel Vilela (MDB), está “consolidada” e “convalidada”. A declaração foi dada ao ser questionado, em entrevista coletiva, se sua filiação ao PSD — em busca da candidatura à Presidência da República — reduziria as chances de efetivar a composição estadual com o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


“Pelo contrário. A aliança com o PL está extremamente convalidada e consolidada dentro daquele compromisso de que a segunda vaga está acertada com o Gustavo Gayer”, garantiu. O avanço ocorreu após o governador apontar, na semana passada, a “tendência” de composição e afirmar que a articulação estava em “fase terminativa”, ainda dependendo da confirmação da direção estadual do partido.


Apesar da confiança de Caiado, o senador e presidente regional do PL, Wilder Morais, mantém a própria pré-candidatura ao governo estadual e afirmou, no último fim de semana, que “não tem acordo” para apoio ao projeto governista. A composição da chapa ao Senado, com a primeira-dama Gracinha Caiado (UB) e o deputado federal Gustavo Gayer (PL), foi tratada em dezembro durante reunião entre Caiado, Wilder, Gayer e o senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL).


Ao fim da conversa, ficou definido que Flávio Bolsonaro buscaria a decisão do pai, Jair Bolsonaro, sobre o rumo a ser tomado em Goiás. Desde o início do ano, integrantes do PL apontam que o ex-presidente deu aval para seguir com a formação da aliança. Wilder, no entanto, manteve a convicção de lançar candidatura própria ao Executivo e rejeitou a possibilidade de acordo que envolveria desistência em troca do comando da tesouraria da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro.


Nas últimas semanas, Wilder Morais articulou sua inclusão na lista de pedidos ao Supremo Tribunal Federal (STF) para visita a Jair Bolsonaro na Papudinha, onde o ex-presidente cumpre pena por tentativa de golpe de Estado. Ao analisar as solicitações nesta quinta-feira, o ministro Alexandre de Moraes autorizou o encontro para o dia 14 de fevereiro.


Aliados de Wilder afirmam que o senador deseja ouvir pessoalmente de Bolsonaro qual será a orientação do partido no estado. Já palacianos ouvidos pela reportagem demonstram otimismo quanto à confirmação do apoio do ex-presidente à aliança, indicando que essa é a origem da nova dose de confiança no acordo.


Outro sinal de sintonia entre Bolsonaro e Caiado veio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que relatou elogios do ex-presidente ao goiano e a aprovação à filiação de Caiado ao PSD, após visita à Papudinha nesta quinta. “Ele viu com muito bons olhos, e o presidente então vê com esperança também; viu um movimento acertado aí e ficou satisfeito”, afirmou Tarcísio.

 
 
 

Comentários


PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
radar novembro 2020.gif
bottom of page