Promotor diz que folias em Jaraguá, São Francisco e Jesúpolis estão canceladas

05/12/2020 – De acordo com o promotor de justiça Everaldo Sebastião de Souza, um dos responsáveis pela Comarca de Jaraguá, que abrange São Francisco de Goiás e Jesúpolis, excepcionalmente, assim como ocorreram com outros eventos culturais, populares e religiosos, em 2021 também não ocorrerá as tradicionais Folias de Reis nestes três municípios.


Os efeitos da pandemia do Coronavírus ainda persistem e inviabiliza o evento. “Não temos condições técnicas de realizar essas festas religiosas, é uma tradição antiga e nós sabemos disso, mas envolve todos os grupos da sociedade, com aglomerações de mais de 5 mil pessoas e nesse contexto de pandemia, precisamos seguir os decretos; municipal e estadual e também há uma norma técnica da Secretaria Estadual de Saúde que proíbe esse tipo de evento” justificou.


O representante do Ministério Público, disse que a atual conjuntura com a possibilidade de uma 2º Onda do Coronavírus (Repique), já está se manifestando em outros estados e isso complica ainda mais qualquer possibilidade de realização das Folias. “Não vemos de forma alguma chances de permitir que esses eventos aconteçam, infelizmente terão que serem adiada também” comentou.


Entre as proibições, está aquela do Giro da Folia, que reúne em sua maioria, idosos que estão no grupo de risco, com alguma comorbidade. “São vários os motivos para o cancelamento e o adiamento. Vamos trabalhar com o apoio das forças policiais e com as prefeituras dos municípios para que ocorra uma fiscalização efetiva” alertou.


O cancelamento das Folias foi bem compreendido pelos organizadores, mas há muitos participantes insatisfeitos, porém não será permitida qualquer alternativa de realização do evento.


PARTE RELIGIOSA

De acordo com Everaldo Sebastião de Souza, a festa religiosa poderá ser realizada dentro dos templos conforme as normas existentes, respeitando os decretos e também de forma virtual. “Poderá ser feito, como ocorreu na Festa do Divino, sem nenhum problema. Foi inclusive um bom exemplo, dado pela Igreja Católica, especialmente pelo Padre Edmilson” finalizou.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif