top of page

Preços dos medicamentos vão subir 4,5% a partir de 1º de abril

30/03/2024 (11hs20m) - O reajuste anual dos preços de medicamentos será de 4,5% neste ano, informou o Ministério da Saúde, o que representa o menor valor praticado desde 2020. A medida começa a valer a partir de segunda-feira, 1º de abril.


A pasta ressalta que o reajuste não é um aumento automático de preços, mas determina o teto permitido. De acordo com o ministério, neste ano, o reajuste do preço máximo foi igual ao índice da inflação.


A definição do índice é realizada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil. A secretaria-executiva fica a cargo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Para estabelecer o índice de reajuste, a CMED observa fatores como o IPCA, a produtividade das indústrias de medicamentos, custos não captados pela inflação, a exemplo do câmbio e da tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado, conforme determina o cálculo defino desde 2005.



Comentarios


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page