top of page

Por falar muito e exceder tempo, Lula tem microfone cortado na ONU

23/09/2024 (07hs49m) - No domingo, 22, o presidente brasileiro participou de um evento paralelo, a Cúpula do Futuro, e teve o microfone cortado. Antes do início, foi comunicado aos participantes que os líderes dos países teriam direito a apenas cinco minutos de fala, e que não poderiam exceder o tempo. Anteriormente ao chefão do PT, dois outros representantes também tiveram as falas silenciadas, já que não respeitaram as regras previamente informadas e acordadas.


Lula criticou a própria ONU e outros órgãos internacionais pelo que chamou de “carência de autoridade” e “perda de vitalidade”. Também falou que – logo ele, meu Deus! – “A legitimidade do Conselho de Segurança encolhe a cada vez que ele aplica duplos padrões ou se omite diante de atrocidades“. Seria um mea culpa velado?


Ninguém se importa - Como não poderia deixar de ser, defendeu sua obsessão política maior, o tal Sul Global, dizendo que “Não está representado de forma condizente com seu atual peso político, econômico e demográfico”. Bem, neste caso, não há como discordar, e me pergunto se não terá sido outro mea culpa, desta vez involuntário.


Ele também, é claro, reclamou de falta de dinheiro, criticou as questões sociais, ambientais, econômicas e blá blá blá como se, presidente pela terceira vez de uma das dez maiores economias do planeta, fosse um primor de responsabilidade em todos estes quesitos, e o próprio Brasil servisse de bom exemplo para o mundo desenvolvido.


Órgãos como as Nações Unidas estão, de fato, sem a devida importância, mas por erros próprios e de líderes internacionais influentes, que ao longo das últimas décadas os transformaram em mero palco para proselitismo político barato, cercadinhos para ditadores de estimação e cabide de belíssimos empregos para amigos, aliados e parentes.




Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page