Polícia Civil apreende lâmpadas de bronzeamento proibidas durante Operação Sol Nublado em Jaraguá
- Folha de Jaraguá
- há 3 horas
- 1 min de leitura
15/08/2025 (16hs11m) - A Polícia Civil de Jaraguá, com apoio da Polícia Científica de Goianésia, deflagrou na manhã desta sexta-feira (15) a Operação Sol Nublado, que resultou na apreensão de 14 lâmpadas utilizadas para bronzeamento artificial.
A ação ocorreu após denúncia anônima e foi autorizada por mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. Os policiais estiveram em uma clínica de bronzeamento da cidade e encontraram uma máquina equipada com lâmpadas que emitem radiação ultravioleta para fins estéticos — tecnologia cujo uso foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos riscos à saúde, como queimaduras graves, problemas de visão e até câncer de pele.
Segundo a polícia, embora a máquina não estivesse em funcionamento no momento da operação, o uso do equipamento é ilegal e pode caracterizar crime contra as relações de consumo e perigo à vida ou à saúde.
As lâmpadas apreendidas serão submetidas à perícia pela Polícia Científica. Um inquérito policial será instaurado para apurar as responsabilidades criminais.
O delegado responsável pela operação, Glênio Ricardo Alves da Costa, destacou que a medida tem como objetivo coibir práticas que coloquem em risco a saúde da população.
