PL e Oposição derrota governo Lula e elege Carlos Viana para presidência da CPMI do INSS
- Folha de Jaraguá

- 26 de ago.
- 1 min de leitura
20/08/2025 (11hs28m) - A oposição no Congresso Nacional derrotou a indicação do senador Davi Alcolumbre (União-AP) e elegeu, nesta quarta-feira (20), o senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.
O governo e Alcolumbre defendiam o nome de Omar Aziz (PSD-AM) para o cargo, mas, em votação secreta, Viana venceu por 17 votos a 14. Logo após a eleição, a comissão também rejeitou a escolha do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a relatoria e aprovou o nome de Alfredo Gaspar (União-AL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Escopo da investigação
Criada em junho, a CPMI tem a missão de investigar suspeitas de fraudes e desvios que podem chegar a R$ 6,3 bilhões no Instituto Nacional do Seguro Social. As apurações se baseiam em investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.
A comissão será composta por 32 membros e terá duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogada conforme decisão do colegiado.
Repercussão política
A vitória da oposição representa um revés para o governo federal, que buscava manter o comando da CPMI. Com o resultado, a base bolsonarista e parlamentares independentes ampliam o espaço de influência na condução das investigações e no direcionamento dos trabalhos do colegiado.

















Comentários