PF sugere que agentes fiquem dentro da casa de Bolsonaro para garantir prisão domiciliar
- Folha de Jaraguá
- há 3 dias
- 1 min de leitura
27/08/2025 (11hs43m) A Polícia Federal recomendou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que uma equipe de agentes seja mantida de forma permanente dentro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, para garantir a eficácia da prisão domiciliar.
No ofício enviado a Moraes, a corporação avaliou que o monitoramento eletrônico por tornozeleira não seria suficiente para evitar uma possível fuga. O documento, assinado pelo diretor-geral Andrei Rodrigues, foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que deverá se manifestar sobre o pedido.
Mais cedo, o ministro havia determinado que a Polícia Penal do Distrito Federal realizasse “monitoramento em tempo integral” das medidas cautelares impostas a Bolsonaro, incluindo o destacamento de equipes para acompanhar, em tempo real, o endereço residencial do ex-presidente.
Segundo a PF, a tornozeleira depende de sinal de telefonia, sujeito a falhas técnicas ou até mesmo a interferências deliberadas, o que poderia dar tempo suficiente para uma fuga. “As violações somente seriam informadas aos operadores do sistema após o retorno do sinal, o que permitiria tempo hábil para que o custodiado deixasse o local”, diz o relatório.
O ofício também ressalta que a vigilância efetiva exigiria fiscalização de veículos e vizinhos no condomínio, algo considerado de difícil execução e potencialmente constrangedor. Como alternativa, a PF citou o precedente do caso do juiz Nicolau dos Santos Neto, que cumpriu prisão domiciliar sob acompanhamento de agentes 24 horas por dia dentro da própria residência. Via O Globo

Comentários