Pequeno lixão se forma em estrada vicinal na região do Gingibral, em Jaraguá
- Folha de Jaraguá

- 23 de out.
- 2 min de leitura
23/10/2025 (06hs41m) - Desde o fechamento do antigo lixão às margens da BR-153, no mês de agosto, Jaraguá passou a conviver com o surgimento de diversos pequenos pontos de descarte irregular de resíduos espalhados pelo município. O mais recente foi identificado na estrada que dá acesso à região do Gingibral, às margens da GO-080, no sentido do distrito de Artulândia.
Um morador que passava pelo local registrou em vídeo uma grande quantidade de lixo de todos os tipos — entulhos, restos de móveis, roupas e até resíduos de confecções. As imagens geraram indignação e cobranças à prefeitura para que haja fiscalização efetiva e aplicação de multas contra os infratores, já que o descarte irregular configura crime ambiental.
Denúncias se multiplicam
Além do Gingibral, há relatos de outros pontos de acúmulo de lixo, como na estrada que dá acesso ao distrito de Pau Amarelo, após o Rio das Almas, e também na via que leva à cidade de Itaguaru (GO-427). O ex-vereador Luís Macaúba denunciou a formação de mais um pequeno lixão na região rural, reforçando a necessidade de ações imediatas.
Problema também no perímetro urbano
No perímetro urbano, a situação não é diferente. Pequenos acúmulos de lixo estão se formando nas chamadas “pontas de rua”, onde moradores descartam restos de construção, móveis e outros materiais volumosos.
Atualmente, o município permite que restos de materiais de construção sejam deixados no antigo lixão, e os resíduos volumosos (como sofás e resíduos têxteis) sejam depositados no Parque de Exposições. No entanto, falta uma campanha ampla de conscientização e esclarecimento para que a população saiba como e onde deve realizar o descarte correto.
Cobrança por medidas
Moradores cobram que a prefeitura implemente ações educativas e uma política permanente de gestão de resíduos, com campanhas de informação, monitoramento e punição. A ausência de tais medidas pode agravar o problema e comprometer o meio ambiente, especialmente nas áreas próximas a córregos e estradas vicinais.

















Comentários