Paulinho da Força diz a bancada do PT que projeto de redução de penas também beneficiará Bolsonaro
- Folha de Jaraguá

- 24 de set.
- 1 min de leitura
24/09/2025 (15hs50m) - O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) afirmou, nesta quarta-feira (24), que o Projeto de Lei da Dosimetria das Penas, em discussão na Câmara dos Deputados, poderá beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.
Durante reunião com a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), o relator explicou que o novo texto, que substitui a proposta original de anistia, prevê apenas a redução do tempo de prisão dos condenados. Segundo ele, mesmo os líderes do movimento e financiadores terão diminuição de pena, ainda que proporcionalmente menor.
“Será uma redução de penas para mandar essa turma pra casa. Se me perguntar: ‘Reduz o Bolsonaro?’ Reduz também. Não tem como tirar ele do relatório”, declarou Paulinho.
O parlamentar destacou ainda que o projeto busca contribuir para a pacificação da política e o fim da polarização no país.
Reações na bancada do PT
Na reunião, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) elogiou a postura conciliadora de Paulinho. Já o líder do partido na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), reagiu em tom de brincadeira: “Quero ver se ele vai ter sucesso”.
O texto original da proposta havia sido apresentado por aliados de Bolsonaro e defendia uma anistia ampla, geral e irrestrita. Porém, diante da resistência no Congresso, Paulinho da Força reformulou o projeto, adotando o nome de Projeto de Dosimetria.
A expectativa é que uma prévia do parecer seja apresentada na próxima segunda-feira (29/9).

















Comentários