Operação mira empresários e fazendeiros em Carmo do Rio Verde, Goianésia e Rubiataba
29/06/2023 (08hs32m) - A Polícia Civil através da Delegacia Estadual de Crimes contra a Administração Pública (DECARP) coordenada pelo delegado Dr. Cleybio Januário Ferreira, desencadeou na manhã desta quinta-feira (29) uma operação contra a administração pública em Carmo do Rio Verde, Goianésia e Rubiataba cidades do Vale do São Patrício.
Além das cidades do Vale, outras cidades foram alvos da operação de Falso Rebanho, onde foram cumpridos mandados em Araguapaz, Goiás, Faina, Minaçu e Barra do Garças (MT).
O objetivo da operação é combater esquema criminoso de corrupção e inserção de dados falsos no sistema da Agência Goiana de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás (Agrodefesa). Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão contra empresários, funcionários públicos e produtores rurais.
O esquema de corrupção
Conforme o delegado Cleybio Januário Ferreira, os produtores rurais com gado de origem ilícita subornavam servidores da Agrodefesa para que inserissem dados falsos no sistema da Agência, a fim de comercializar os animais. Sem o devido registro, esse gado não poderia ser vendido, comprado ou transportado, dai a necessidade de se falsificar essa documentação.
Januário garante que, até o momento, existem evidências sólidas de que pelo menos 6 mil cabecas de gado foram inseridas de forma irregular no sistema da Agrodefesa. "O objetivo agora das buscas agora é saber a razão. Se eles estavam vendendo gado furtado, roubado ou extraviado de alguma forma" indicou o delegado.
Comments