Nikolas Ferreira Vota Contra Gás Do Povo E Acusa Governo Lula De “Usar O Benefício Para Garantir Votos”
- Folha de Jaraguá
- há 6 minutos
- 2 min de leitura
03/02/2026 (10hs48m) - O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou às redes sociais nesta terça-feira (3) para justificar seu voto contrário à Medida Provisória que cria o programa Gás do Povo, proposta pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele foi um dos três parlamentares mineiros que votaram contra o texto na Câmara dos Deputados.

Segundo o deputado, o novo programa “complica” um benefício que já existe, em referência ao auxílio anteriormente pago diretamente às famílias. “Óbvio que votei contra o projeto ‘Gás do Povo’, do Lula, porque sou a favor do ‘Gás dos Brasileiros’, um programa que já existe e que o Lula quer complicar. Antes, o auxílio caía direto na conta da mãe de família. Ela decidia onde comprar. Agora, o Lula quer te obrigar a buscar o seu gás em revendas credenciadas pelo governo, sem prazo claro, sem autonomia, sem liberdade”, afirmou.
Nikolas também declarou que a medida poderá deixar o gás “mais caro” e que o governo busca “manter as pessoas presas para ter o voto delas nas eleições”.
“E não custa perguntar: se a pobreza caiu como o Lula diz, por que 50 milhões de brasileiros ainda dependem de gás ‘gratuito’ para cozinhar?”, questionou.
A Câmara aprovou na noite de segunda-feira (2) o texto-base da MP do Gás do Povo por 415 votos favoráveis e 29 contrários. Entre os 53 deputados federais de Minas Gerais, apenas três votaram contra: Nikolas Ferreira, Eros Biondini (PL) e Junio Amaral (PL).
Agora, a medida segue para análise do Senado, que tem até 11 de fevereiro para votar o texto antes de a MP perder validade. Se aprovada, retorna ao Palácio do Planalto para sanção.
A Medida Provisória foi assinada em setembro durante visita de Lula ao Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. O Gás do Povo prevê a distribuição de 65 milhões de botijões por ano para famílias inscritas no CadÚnico e com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.











