top of page

Municípios de Goiás estão liberados para dispensar máscaras em ambientes fechados

24/03/2022 (06hs24m) - Os municípios goianos estão autorizados a dispensar o uso de máscara também em locais fechados. A decisão foi firmada nesta quarta-feira (23) durante reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus. O conjunto de orientações indica, no entanto, que os grupos vulneráveis devem ser recomendados a manter o uso do item de proteção contra a Covid-19.


A autorização para a dispensa de máscaras também em ambientes fechados amplia as previsões da Nota Técnica publicada pelo Estado no dia 10 deste mês. Até então, a indicação estadual pedia a manutenção do uso em transporte público, shoppings, supermercados, boates, aeroportos, rodoviárias, escolas, entre outros. Agora, também para esses locais, o uso será “recomendado” e não mais obrigatório.


A recomendação para manter o uso se estende para dois grupos. O primeiro trata de pessoas mais vulneráveis à contaminação ou que apresentam maior fragilidade em caso de contrair a doença. O segundo grupo recomendado a manter o uso é aquele que estiver em locais abertos ou fechados com aglomerações. Já para os locais fechados sem aglomeração, o uso será por decisão individual.


Os dados da pandemia de Covid-19 indicam que até a tarde desta quarta-feira os municípios goianos já registraram, juntos, 1.261.837 casos. De todo o montante, 199 mil foram notificados em janeiro, 78 mil em fevereiro e 13 mil neste mês, indicando forte queda. Os óbitos acompanharam a redução. Dos 26.182 registrados durante toda a pandemia, foram 673 em janeiro, 505 em fevereiro e 145 neste mês.


As taxas de ocupações de UTI Covid-19 no estado também reduziram após a alta registrada entre janeiro e fevereiro. Em novembro a taxa de ocupação ficou em 36,17%, oscilando pouco em dezembro, quando ficou em 35,35%. O índice mais que dobrou em janeiro, subindo para 76,82% e crescendo ainda mais em fevereiro: 78%. Neste mês, porém, a taxa está em 50%.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page