Luiz Fux e André Mendonça batem boca com Gilmar Mendes e apontam "PF paralela"
15/09/2026 (16hs46m) - A crise envolvendo o Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15). Durante as discussões no STF, os ministros Luiz Fux e André Mendonça levantaram questionamentos sobre a existência de uma estrutura paralela dentro da PF destinada à produção de relatórios e ao monitoramento de autoridades.

A suspeita não surgiu agora. Nos últimos dias, Fux e Kassio Nunes Marques já haviam procurado o presidente do STF, Edson Fachin, para relatar o que classificaram como uma “perseguição inadmissível" e manifestar preocupação com possíveis levantamentos feitos sobre ministros da Corte e seus familiares.
Mendonça, por sua vez, já havia afirmado ter sido alvo de “monitoramento sistemático e ilegal" e determinou investigação sobre relatórios produzidos pela área de inteligência da Polícia Federal.
A decisão chegou a resultar no afastamento do então diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e do diretor de Inteligência, Leandro Almada, antes de novas decisões do Supremo alterarem o cenário.
O episódio amplia uma das questões mais graves da atual crise institucional: quem autorizou esses levantamentos, contra quem eles foram produzidos e para qual finalidade foram utilizados.
Em meio ao julgamento que pode definir a abertura de investigação contra Alexandre de Moraes no caso Banco Master, as declarações colocam novamente sob pressão a atuação da estrutura de inteligência da Polícia Federal e elevam ainda mais a temperatura dentro do próprio Supremo.












Comentários