top of page

Lei de Lineu Olimpio que institui a Comenda das Cavalhadas de Goiás é aprovada pela ALEGO

24/05/2023 (09hs31m) - Foi aprovado em segunda votação o projeto de lei nº 781/23, que institui a Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva. A matéria é de autoria do deputado Lineu Olimpio (MDB). A comenda será entregue 13 dias antes da celebração de Pentecostes, em sessão solene realizada na sede do Poder Legislativo ou em algum município por determinação do presidente da Casa. O painel eletrônico registrou 24 votos favoráveis e nenhum contrário. 


Serão concedidas 30 medalhas, anualmente, a pessoas indicadas que participam do circuito das cavalhadas, do poder público municipal, estadual e da União. “Este ano, o Governo de Goiás destinou mais de R$ 3 milhões, que vão atender 13 municípios goianos com o circuito das cavalhadas. Anteriormente, eram nove. Em resgate à cultura, quatro municípios foram acrescentados neste ano e, no próximo, mais dois municípios participarão do circuito, fazendo com que 15 cidades no estado de Goiás realizem essa grande encenação”, pontuou o autor da matéria.


Olimpio evidenciou que, além da grande importância voltada à cultura, o evento leva, também, um incremento para a economia do município em que é realizado. Diante da afirmativa, ele justificou a apresentação do projeto de resolução que tem como intuito criar a Comenda Cavalhadas de Goiás, com o nome de Padre Silvestre Álvares da Silva.


“Há 200 anos era promulgada a primeira Constituição Brasileira e Goiás representou o nosso estado apenas por um constituinte, que foi o padre Silvestre Álvares da Silva”, enfatizou. “Padre Silvestre saiu daqui a cavalo, viajou durante quatro meses, para chegar à cidade, era um poliglota e tinha condições de receber as comitivas europeias no sertão de Goiás, para representar o nosso estado com muita eficiência. Essa comenda, sem dúvida nenhuma, vai engrandecer não apenas nossa festa, mas as pessoas que contribuem para a realização de todas elas”, salientou.



Comentarios


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page